quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chá britânico

Como diz uma canção popular, tudo no Reino Unido “pára na hora do chá”. O chá é a bebida mais popular no Reino Unido; muito mais do que o café, preferido em toda a Europa e Américas. Os holandeses trouxeram os primeiros chás para a Europa em aproximadamente 1610, mas a primeira propaganda de chá foi divulgada somente em 1658 em um jornal londrino. Em 1750, o chá já tinha se tornado a principal bebida de todas as classes sociais do Reino Unido, ainda que, naquela época, uma libra (aproximadamente ½ quilo) do chá mais barato custasse um terço do salário semanal de um trabalhador especializado! O chá era guardado com zelo pela dona da casa em vasilhames especiais chamados tea-caddies, muitas vezes com um cadeado, e a quantidade servida era cuidadosamente medida em colheres de chá.
Foi com o casamento de Carlos II com a Infanta D. Catarina de Bragança que o chá ficou tão conhecido. Ela foi uma princesa portuguesa que adorava chá, e foi seu gosto pela bebida que fez com que este se tornasse um ritual social da moda, primeiro entre a monarquia e depois entre a classe alta em geral. Casas de chá floresceram em lugares como Vauxhall e Marylabone, em Londres, onde casais podiam passear à tarde e tomar xícaras de chá com pão e manteiga e bolos. Tea parties (reuniões onde é servido o chá) também eram populares nas residências britânicas e, em pouco tempo, o ritual do “chá da tarde” estava firmemente estabelecido. Atualmente, nas residências, casas de chá e hotéis em todo o Reino Unido, a hora do chá ainda é tradicional e continua sendo uma característica de qualquer partida de críquete ou festival de verão.
O High tea (Chá da Noite) é uma refeição mais substanciosa servida à noite, popular no norte da Inglaterra e na Escócia.
No Reino Unido, o chá é tradicionalmente preparado em um bule de porcelana, acrescentando-se uma colher de chá por pessoa e uma “para o bule”. Grande importância é dada ao uso de água recém-fervida, a qual é adicionada às folhas de chá. As folhas são, então, deixadas em infusão por alguns minutos. Uma xícara de chá forte com leite é a preferência da maioria das pessoas no Reino Unido. Açúcar, algumas vezes, é acrescentado a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário