sexta-feira, 17 de abril de 2009

Benefícios do chá

Assim como o verde, o chá branco é capaz de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal.
“Tanto o chá branco como o verde serão grandes aliados da saúde das pessoas, que até então desconheciam os inúmeros atributos da bebida. Os japoneses e chineses consomem bebidas derivadas da Camellia sinensis há séculos e são considerados os povos mais longevos e com menor incidência de doenças do mundo”, afirma. Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. Testes clínicos também indicam que, aparentemente, o chá branco é capaz de aumentar as taxas metabólicas, acelerar a oxidação das gorduras e funcionar como coadjuvantes da perda de peso.
Por conservar suas propriedades naturais, o chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. O produto é bastante utilizado em programas de emagrecimento e de controle da obesidade.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Além disso, substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória, antigripal e anticancerígena, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.
O chá branco pode ser consumido quente ou gelado, de preferência sem açúcar, pois ele já possui um sabor adocicado. De acordo com alguns médicos, para poder aproveitar os benefícios da bebida é necessário ingeri-la numa porção de duas a quatro vezes ao dia, por pelo menos três meses. É interessante também que o chá seja consumido sempre antes das 18h, pois a cafeína presente nele pode atrapalhar o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário