sexta-feira, 17 de abril de 2009

The afternoon tea

O mais famoso horário do chá é o “Afternoon Tea”, que se inicia às 4 da tarde. O chá é servido acompanhado de sanduíches (outra invenção inglesa), bolos, tortas, geléia e biscoitos.
O chá já era conhecido e usado na Inglaterra desde o final do século XVII. O chá já era consumido tanto em casa quanto em casas de chá. Inicialmente as casas de chá não eram “casas”, eram “Tea Gardens”, jardins fechados que somente a alta sociedade inglesa podia frequentar. Os Tea Gardens foram criados com o objetivo de proporcionar ambientes “socialmente aceitáveis” onde as damas solteiras da sociedade pudessem ir - geralmente acompanhadas por um irmão ou primo - para tomar chá com as amigas. O objetivo do chá era mais social do que alimentar.
O “Afternoon Tea” começou com a Duquesa de Bedford, em meados de 1800. A duquesa sentia falta de uma refeição entre o almoço (lunch, servido pontualmente ao meio-dia) e o jantar (dinner, servido entre 8 e 9 horas da noite). A Duquesa começou a tomar o seu chá da tarde acompanhado de sanduíches de sardinha, scones, pastries e outras finas iguarias preparadas pelo seu padeiro pessoal. Rapidamente o chá da tarde se tornou um evento social e uma refeição finíssima. Foi somente nessa época que começaram as elegantes e exclusivas Casas de Chá (Tea Houses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário