sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cerimónia coreana do chá

A cerimônia do chá coreana chama-se “Panyaro” (gotas de sabedoria que iluminam).
Ao contrário da cerimônia japonesa, que possui uma complexidade de procedimentos, a cerimônia coreana é muito mais simples, pois os coreanos acreditam que o mais importante é manter a naturalidade, saber apreciar a bebida e a companhia - conceitos muito mais semelhantes aos da cerimônia do chá chinesa.
Na cerimônia do chá, uma única pessoa (mestre na arte) preside, prepara e serve o chá. Usa-se um conjunto de instrumentos (ch’a-gi) para preparar o chá. Como no Japão, o chá é servido em tigelas (ch’at-chan) e, como na China, uma chaleira pequena (ch’at-chonja) é usada para prepará-lo. A água quente é colocada em uma tijela, usada para derramar a água na chaleira e nas outras tigelas. Essa água tem como propósito aquecer os utensílios, é usada e descartada.
A erva do chá é inicialmente colocado em uma tigela pequena e então colocada na chaleira com pauzinhos, à moda chinesa. Água quente é adicionada à chaleira e o chá é deixado por uns minutos em respouso, para curtir. Cada taça de chá deve servida individualmente e levada a cada convidado pelo próprio anfitrião ou por um assistente. Após servir todos os convidados, não pode sobrar água na chaleira.
Cada convidado bebe sua taça de chá segurando-a com as duas mãos. Primeiro, deve-se apreciar devidamente a cor do chá, depois sentir o aroma e só então beber.
Ao final dessa primeira rodada de chá, uma nova rodada é preparada com água um pouco mais quente que a primeira e servida.
Delicados doces são servidos acompanhando o chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário