terça-feira, 12 de maio de 2009

Chá dos Açores certificado pela União Europeia

O chá dos Açores vai ser certificado pela União Europeia, num processo que o governo regional pretende concluir até ao final deste ano para salvaguardar a "genuinidade" de um produto de características únicas na Europa.
"A versão preliminar do caderno de especificações, que será apresentado no âmbito do pedido de atribuição da Denominação de Origem Protegida está concluída, mas ainda será analisada por especialistas, produtores e historiadores, para clarificar algumas questões", revelou à Lusa o secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues.
"No decorrer deste ano teremos o trabalho concluído e, no final de 2009 ou início de 2010, vamos apresentá-lo à UE", afirmou. O processo de aprovação demora geralmente "entre um a dois anos".
Na ilha de S. Miguel estão localizadas as únicas fábricas e plantações de chá existentes na Europa, que produzem o chá Gorreana e o chá Porto Formoso. A certificação permitirá atestar que se trata de um "produto genuíno" e permitirá uma nova estratégia de abordagem de consumidores, designadamente em novos países.
Apesar de manter o seu carácter tradicional há 125 anos, a Gorreana rendeu-se às novas tecnologias. Pelo site que criou na internet vendeu, em 2008, três toneladas de chá. Com uma produção anual de 38 toneladas, Hermano Mota, proprietário da empresa, garante que as vendas não se ressentiram da crise económica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário