sábado, 30 de maio de 2009

O "Chai"

Quem acompanha a novela “Caminho das Índias” já deve ter percebido a presença constante de uma bebida, chamada chai, servida pelo anfitrião da família ao receber visitantes . Esse misterioso chá indiano, feito à base de leite e gengibre, faz parte da tradição desse povo, e tem características da culinária indiana, bastante condimentada.

“O chai é consumido pelos indianos com muita frequência. Se fosse fazer um comparativo com a cultura brasileira, diria que o chai é para os indianos equivalente ao café para os brasileiros”, diz Lakhi Daswani, proprietário do restaurante indiano Tandoor, em São Paulo. Segundo ele, em seu restaurante, o chai é pedido, muitas vezes, depois das refeições.

A receita original do chá típico inclui leite, chá preto, açúcar mascavado e um tempero indiano com gengibre, pimenta do reino, noz-moscada e cardamomo. O pó é trazido da Índia por Lakhi, que adaptou a receita para ensinar ao G1 como preparar o chai em casa.

Receita
Ingredientes
- 100 ml de leite
- 100 ml de água
- um sache de chá preto
- 50g de gengibre
- pimenta do reino e noz
-moscada a gosto
Modo de fazer
Coloque o leite quente em uma xícara de 200 ml. Ferva a água e coloque-a também na xícara. Coloque a saqueta de chá preto na mistura. Acrescente o gengibre picado em pedaços pequenos, sem casca, a pimenta e a noz-moscada. Sirva quente. A receita rende uma porção. Coloque açúcar ou adoçante a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário