domingo, 24 de maio de 2009

Chá verde no combate á gripe suína

Encontrado em farmácias, supermercados e casas naturais, o chá verde pode ser uma saída para evitar a contaminação com o H1N1, o vírus da gripe suína. Tudo isso graças à grande concentração de polifenóis, ácidos cuja ação inibe o trabalho da enzima neuranimidase, responsável pela reprodução do vírus.
A eficiência do chá verde pode ser considerada inferior durante o tratamento se comparada aos antivirais disponíveis no mercado, mas a chance de que se apareçam mutações deste vírus resistentes a atuação de seus polifenóis, também é mais baixa, por isso, pode ser utilizado de forma preventiva.
"A infusão de um sache de chá verde ao dia não impede a contração do vírus, mas pode abrandar os sintomas e ajudar o organismo a enfraquecê-lo e expulsá-lo", explica o médico infectologista Alex Botsaris.
"Os antivirais tamir e zanamivir, utilizados para o tratamento da doença, são mais eficientes. Trata-se da alta concentração de um único guerreiro poderoso no combate à proliferação do vírus. Contudo, os antivirais também são mais propensos a criarem resistência pelos mutantes do Influenza. Já os polifenóis do chá verde são vários combatentes, alguns mais fortes, outros mais fracos, mas os mutantes do Influenza não poderão criar resistência a todos ao mesmo tempo", adverte o médico.
A utilização de antivirais no combate a qualquer gripe do tipo Influenza tende a ser controlada, pois uma vez que se formem vírus resistentes ao medicamento, ele perderá sua eficiência."Pelo bem da saúde pública, os antivirais são prioritariamente utilizados nos grupos de maior risco, como as crianças menores de dois anos e os idosos. Os jovens tendem a ser mantidos em observação e apenas recebem o tratamento com antivirais caso o quadro se agrave. Enquanto isso, a infusão do chá verde não tem contra-indicações e pode atenuar a passagem do vírus pela vida do paciente", esclarece Botsaris.

in http://alagoasreal.blogspot.com/2009/05/cha-verde-no-combate-gripe-suina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário