terça-feira, 28 de abril de 2009

Chá versus café

Originário da Abissínia – hoje Etiópia – o café passou para o Iemen e de lá para a península arábica e para o resto do mundo. Mas foi somente a partir do século XIX que o café passou a se tornar popular em todas as classes, a partir do excesso de produção, movida a escravos, no Brasil – a partir daí o café se tornaria nossa principal exportação, deslocando definitivamento o eixo comercial brasileiro para o Sul-Sudeste.
Até então o café era consumido de maneira restrita e o chá era considerado a bebida nobre. Essa disputa chá versus café se desenrolou durante o século XVII quando o café era considerado bebida revolucionária e uma ameaça a civilização. O rei sueco Gustavo II, por exemplo, considerava o café tão perigoso que imaginou um experimento para mostrar as consequências do uso do mesmo: um prisioneiro condenado à morte seria forçado a beber café diariamente até morrer, enquanto outro condenado beberia chá (pelas ironias do destino, os médicos responsáveis pelo ‘estudo’ morreram primeiro, seguidos pelo assassinato do rei; quanto aos prisioneiros, o primeiro a falecer foi o bebedor de chá – aos 83 anos). Na Inglaterra, em 1676, o rei Charles II tentou proibir as casas que serviam café mas não teve sucesso. Na França os cafés se tornariam locais de reunião dos intelectuais, o Café de la Regence por exemplo, contava entre seus fregueses Robespierre, Victor Hugo, Voltaire, Napoleão e Rousseau. Assim se criava um local de reunião e discussão sem a presença do alcóol e seus efeitos ‘moderadores’. Os cafés inspiravam revoluções. A própria independência dos EUA começou com a revolta do chá, e a preferência a partir de então do café, bebida subversiva. Nesse sentido o uso contínuo de café também teria ajudado a revolução industrial, permitindo longas jornadas e aumento da produção.

sábado, 25 de abril de 2009

No meu chão


Escoo-me


Ao longe


Tratamento para a pele com chás

O tratamento é composto por sessões com três procedimentos que devem ser realizados duas vezes por semana pela profissional da área de estética.
Estas sessões contam de:
1- Massagem e esfoliação com esferas de chá preto e óleo essencial de cidreira Benefícios: suavização da pele, eliminação de células mortas, além de revigorar, e melhorar a circulação facial
2- Máscara plástica com chá de camomila e hortelã Benefícios: clareia manchas, hidrata, elimina radicais livres e refresca a pele
3- Hidratação facial com produto para massagem à base de chá verde, chá branco e chá de camomila. A massagem permite maior penetração do produto e melhores resultados. Benefícios: clareia manchas, traz hidratação prolongada, age como antienvelhecimento, acalma a pele, suaviza e previne contra os danos causados pelo frio e o vento gelado do inverno.
http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/tratamento-estetico-base-cha-hidrata-melhora-circulacao-rejuvenesce-pele-451192.shtml

Vejo-te



A cor do cheiro


domingo, 19 de abril de 2009

Chá erótico em S. Paulo

As paulistanas descobriram uma nova forma de se divertir com as amigas: o chá erótico. Em vez de camomila, boldo ou erva cidreira, os ingredientes do encontro são produtos como Sexy Pen, Retargel, Butterfly Stimulator e Uh La La. Quem traduz o que significa cada um desses nomes às participantes do chá é a personal sex trainer, Fernanda Rocha, profissional que surgiu há pouco tempo no mercado e que compartilha os seus conhecimentos durante as reuniões femininas nas quais o principal assunto é sexo.

Homens e crianças são vetados nas reuniões.

Preto também é cor


Cenário


Sem verde


Chá branco

É o chá mais delicado de todos. Produzido especialmente na China, o chá branco é primariamente produzido na província de Fujian. Feito exclusivamente dos novos rebentos de folhas que são apanhados, antes de abrirem, no início da primavera, posteriormente são secos lentamente a temperaturas baixas.

Em construção

Obras na estrada: Uma ponte.

Cantou-se Fado


Recortes




Pedaços de história do chá Gorreana

...A plantação da Gorreana inicia a sua produção em 1874 e, em 1883, consegue o primeiro quilo de chá seco. Assim surge o chá Gorreana, pelas mãos de Hermelinda Pacheco Gago da Câmara. E apesar dos filhos que teve, o Gorrreana acaba por ficar para a sua neta Angelina. É ela que vem a casar com Jaime Hintze (s sua família, de origem alemã, veio para Portugal no século XVIII) que se entregou à plantação e proporcionou o seu crescimento. Jaime construiu ainda a Central hidroeléctrica; se não fosse esta medida, talvez o Gorreana não tivesse sobrevivido.
...

Sem título


Linhas


Sombra


Um chá nos Açores

Portugal parece ter ainda tesouros por descobrir. Um deles, do qual muitos portugueses nunca ouviram falar, é o Chá Gorreana. Esta apreciada bebida cultivada cá, mais concretamente na ilha de S. Miguel, nos Açores, foi durante muitos anos a única plantação de chá da Europa.
Na actualidade, a fábrica Gorreana continua a produzir, apesar das muitas dificuldades (sempre ultrapassadas).
A história da introdução do chá em S. Miguel, confunde-se com a da vida das famílias micaelenses

Esferas


Num S. João qualquer...


Dumas janelas para outras

Estação da Figueira da Foz

O chá das cinco

Segundo uma lenda chinesa, o chá foi descoberto pelo imperador Shen-Nung por volta do ano 2737 a.C.
No continente europeu a introdução do chá é claramente atribuída aos portugueses, em 1560, através das trocas comerciais que mantinham com Macau. E foi daqui que surgiu para outros países da Europa levado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais. Também a Grã-Bretanha se tornou um país de enorme consumo através da influencia portuguesa.
Foi a princesa Catarina de Bragança, mulher do rei D. Carlos II, uma grande apreciadora do chá, que, em 1662, o difundiu na corte inglesa.
É ainda em terras que surge o hábito de beber o “chá das cinco”, impulsionado pela duquesa de Bedford, para eliminar uma sensação de fraqueza

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Miro-me


Raio de luz


Nenúfares


No Japão

A cerimônia do chá no Japão - “Chado” (Caminho do Chá) ou “Chanoyu” (água quente para o chá) - foi desenvolvida a partir dos conceitos de contemplação, purificação e elevação do espírito do Zen Budismo.
Os quatro princípios do “Chado” são:
- WA: Harmonia
- KEI: Respeito
- SEI: Pureza
- JYAKU: Tranquilidade
O principal objetivo da cerimônia do chá é elevar o espírito de todos os participantes. A cerimônia do chá não pode ser realizada sem estudo e preparação. Os mestres da cerimônia do chá estudam durante anos. Não basta servir o chá, é preciso conhecer cada um dos símbolos usados, cada um dos movimentos, o significado dos diferentes tipos de incenso, dos diferentes pratos servidos. Cada objeto e detalhe da cerimônia do chá precisa ser cuidadosamente escolhido e preparado: o tipo da louça, as flores usadas, o incenso que será queimado, os lenços de seda bordados, as tigelas de chá. Todos os itens são escolhidos de acordo com a época do ano, a estação, a solenidade do evento, a atmosfera que se deseja criar.

Encarceradas


Sem titulo


Fome




The afternoon tea

O mais famoso horário do chá é o “Afternoon Tea”, que se inicia às 4 da tarde. O chá é servido acompanhado de sanduíches (outra invenção inglesa), bolos, tortas, geléia e biscoitos.
O chá já era conhecido e usado na Inglaterra desde o final do século XVII. O chá já era consumido tanto em casa quanto em casas de chá. Inicialmente as casas de chá não eram “casas”, eram “Tea Gardens”, jardins fechados que somente a alta sociedade inglesa podia frequentar. Os Tea Gardens foram criados com o objetivo de proporcionar ambientes “socialmente aceitáveis” onde as damas solteiras da sociedade pudessem ir - geralmente acompanhadas por um irmão ou primo - para tomar chá com as amigas. O objetivo do chá era mais social do que alimentar.
O “Afternoon Tea” começou com a Duquesa de Bedford, em meados de 1800. A duquesa sentia falta de uma refeição entre o almoço (lunch, servido pontualmente ao meio-dia) e o jantar (dinner, servido entre 8 e 9 horas da noite). A Duquesa começou a tomar o seu chá da tarde acompanhado de sanduíches de sardinha, scones, pastries e outras finas iguarias preparadas pelo seu padeiro pessoal. Rapidamente o chá da tarde se tornou um evento social e uma refeição finíssima. Foi somente nessa época que começaram as elegantes e exclusivas Casas de Chá (Tea Houses).

Sem título


Para lá...

Sintra - Palácio da Pena

Bancos


Na Irlanda

A Irlanda, como parte do Reino Unido, herdou a tradição do chá, mas adaptou seu uso. O chá foi introduzido na Irlanda em 1835. Em gaélico xícara de chá é “cupan tae” e é preparado com chá preto concentrado, açúcar e leite. O açúcar e o leite são adicionados à xícara primeiro e o chá é derramado quente sobre o leite, formando espuma. O chá é servido em três horários, o Morning Tea às 11:00 horas da manhã, o Afternoon Tea das três às cinco da tarde e o High Tea às seis da tarde. Assim como na Inglaterra, o Afternoon Tea é elegante e servido com biscoitos, bolos e doces e o High Tea é servido como jantar.

A navegar


Sem titulo

Palácio de Sintra

Estrelas em água


Para acompanhar o chá - Receita russa

Ingredientes:
1 xícara de margarina ou manteiga, batida cremosa
1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de baunilha
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de nozes picadas bem fininhas
1/4 de colher de chá de sal
Açúcar de confeiteito para polvilhar

Preparação:
Misture a margarina, o açúcar e a baunilha em uma vasilha larga. Bata bem e misture os demais ingredientes. Em uma forma rasa, coloque os biscoitos às colheradas sobre papel-manteiga amanteigado e asse em forno bem quente. Depois de assado, polvilhe os biscoitos ainda quentes com o açúcar de confeiteiro.

Tempo


Seguro


Suave

Desperdício em obras

Chá egipcio

Os egípcios convivem com diferentes hábitos a respeito do chá. O chá não é uma bebida tradicional egípcia, ele foi inserido no Egito inicialmente pelos seus vizinhos de cultura árabe (junto com o café) e posteriormente seu uso foi adaptado pelos ingleses. As casas de chá egípcias misturam essas duas influências, é possível beber o chá no estilo turco (servido em copos de cristal, acompanhado de cubos de açúcar) ou inglês (servido em xícaras acompanhado de bolos e doces). Nas ruas, vendedores ambulantes de chá servem o chá no estilo turco.
No Egito o chá mais fácil de encontrar é o Karkady, o Chá de Hibisco, mas nem mesmo esse chá é originário do Egito, ele foi trazido do Sudão. O hibisco é uma flor de pétalas vermelhas e o chá é feito com essas pétalas secas. As pétalas são colocadas em uma tigela, cobertas com água fria por umas duas horas e depois essa mistura é fervida em uma chaleira. O líquido é filtrado em um tecido e as pétalas são devolvidas na chaleira, que é cheia novamente com água. O processo é repetido até que as pétalas percam sua cor. O chá de hibisco é servido com cubos de açúcar e em copos de cristal, como os sudaneses servem.

Luz


I love Portugal


Bicicletas


Cerimónia coreana do chá

A cerimônia do chá coreana chama-se “Panyaro” (gotas de sabedoria que iluminam).
Ao contrário da cerimônia japonesa, que possui uma complexidade de procedimentos, a cerimônia coreana é muito mais simples, pois os coreanos acreditam que o mais importante é manter a naturalidade, saber apreciar a bebida e a companhia - conceitos muito mais semelhantes aos da cerimônia do chá chinesa.
Na cerimônia do chá, uma única pessoa (mestre na arte) preside, prepara e serve o chá. Usa-se um conjunto de instrumentos (ch’a-gi) para preparar o chá. Como no Japão, o chá é servido em tigelas (ch’at-chan) e, como na China, uma chaleira pequena (ch’at-chonja) é usada para prepará-lo. A água quente é colocada em uma tijela, usada para derramar a água na chaleira e nas outras tigelas. Essa água tem como propósito aquecer os utensílios, é usada e descartada.
A erva do chá é inicialmente colocado em uma tigela pequena e então colocada na chaleira com pauzinhos, à moda chinesa. Água quente é adicionada à chaleira e o chá é deixado por uns minutos em respouso, para curtir. Cada taça de chá deve servida individualmente e levada a cada convidado pelo próprio anfitrião ou por um assistente. Após servir todos os convidados, não pode sobrar água na chaleira.
Cada convidado bebe sua taça de chá segurando-a com as duas mãos. Primeiro, deve-se apreciar devidamente a cor do chá, depois sentir o aroma e só então beber.
Ao final dessa primeira rodada de chá, uma nova rodada é preparada com água um pouco mais quente que a primeira e servida.
Delicados doces são servidos acompanhando o chá.

Praia da Figueira


Na sombra


Á espera


Esvaziar a chícara

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:“Está muito cheio. Não cabe mais chá!”“Como esta xícara,” Nan-in disse, “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?”

Koans e Contos Zen Budistas

Sem titulo


Do avesso


Quase pintura




Histórias do chá

Certa vez Hakuin contou uma estória:“Havia uma velha mulher que tinha uma casa de chá na vila. Ela era uma grande conhecedora da cerimônia do chá, e sua sabedoria no Zen era soberba. Muitos estudantes ficavam surpresos e ofendidos que uma simples velha pudesse conhecer o Zen, e iam à vila para testá-la e ver se isso era mesmo verdade.“Toda vez que a velha senhora via monges se aproximando, ela sabia se eles vinham apenas para experimentar o seu chá, ou para testá-la no Zen. Àqueles que vinham pelo chá ela servia gentil e graciosamente, encantando-os. Àqueles que vinham tentar saber de seu conhecimento do Zen, ela escondia-se até que o monge chegasse à porta e então lhe batia com um tição.“Apenas um em cada dez conseguiam escapar da paulada…”

in Mad tea Party

Sonhos ao vento


Sem titulo


Sem titulo


Benefícios do chá

Assim como o verde, o chá branco é capaz de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal.
“Tanto o chá branco como o verde serão grandes aliados da saúde das pessoas, que até então desconheciam os inúmeros atributos da bebida. Os japoneses e chineses consomem bebidas derivadas da Camellia sinensis há séculos e são considerados os povos mais longevos e com menor incidência de doenças do mundo”, afirma. Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. Testes clínicos também indicam que, aparentemente, o chá branco é capaz de aumentar as taxas metabólicas, acelerar a oxidação das gorduras e funcionar como coadjuvantes da perda de peso.
Por conservar suas propriedades naturais, o chá branco é rico em manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. O produto é bastante utilizado em programas de emagrecimento e de controle da obesidade.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Além disso, substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória, antigripal e anticancerígena, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.
O chá branco pode ser consumido quente ou gelado, de preferência sem açúcar, pois ele já possui um sabor adocicado. De acordo com alguns médicos, para poder aproveitar os benefícios da bebida é necessário ingeri-la numa porção de duas a quatro vezes ao dia, por pelo menos três meses. É interessante também que o chá seja consumido sempre antes das 18h, pois a cafeína presente nele pode atrapalhar o sono.

Apanhei-te


Dois


Esperava-te


Chá contra piolho

Infusão de arruda - Quando aplicado no couro cabeludo e fios de cabelo, ajuda a matar piolho. Para 1 litro de água coloque 2 colheres de sopa da erva.

Espreito-te

Pormenor do castelo em Montemor-o-Velho

Porque o calor aperta